sábado, 30 de outubro de 2010

M,

Anoitece enquanto escrevo. Não costumo fazer isso, mas hoje, especialmente hoje, resolvi abrir todas as janelas. Tirar poeira dos objetos e organizá-los de modo que a harmonia se estabeleça. É a hora preferida do meu dia, sabe, essa tarde preguiçosa que se despede sem querer ir embora. Sempre gosto de andar pela rua nesse horário, ver as pessoas passando e a vida mudando enquanto a noite cai. A luz me favorece? Talvez. Pensando melhor, o que me atrai de verdade é a sombra que acompanha essa luz. Posso me esconder nela. E observar.

Arrumei o quarto, como disse. Andando descalça num silêncio que me envolve, só pude pensar que prezei pela organização dos meus objetos porque fui incapaz de pôr ordem aos meus pensamentos quando foi necessário. É impossível não pensar que passei da hora. O final feliz passou por mim. Movimentando-se assim, bem aqui, ao meu lado, pegou minha mão enquanto passava. Soltou-a devagar. Acenou. Sorriu. Um sorriso de adeus. E eu aqui, estática, de pés descalços. Pensar nisso dói, ferida recente, parte final de um bolero. O que se pode fazer depois que o fim já passou? E o Para Sempre, que era para ter sido e não foi? Acho que não quis ter despedidas, as atitudes e as palavras nunca conseguem chegar sequer perto do que existe/existiu no âmago. Talvez o problema tenha sido esse. Silêncio. Ninguém nunca falou nada e o ponteiro do tempo continua sempre. Impetuosamente.

Talvez seja hora de começar de novo. Renovar o ciclo. O desejo de harmonia e de organização certamente veio daí. Você desejaria me ver feliz, eu sei que desejaria. Vivi um filme do começo ao fim, sabe. Talvez seja hora de compor um novo roteiro, algo que escape à melancolia dos créditos finais que ainda estão passando. E sei que preciso fazer isso antes que mais tardes como esta caiam. Só não sei se vou conseguir me importar tanto assim novamente. Mas posso desejar que a luz me ajude a ser percebida, que a sombra me ajude a observar...


Com todo o carinho possível de um fim de tarde,
S.

2 comentários:

  1. Sempre quis saber quem é M. e quem é S. '-'

    E mais... acho tua escrita muito bonita. Mas não gosto dos teus textos tristes. É como se você tivesse triste, por conseguinte.

    Beijo, moça. =)

    ResponderExcluir
  2. Me lembrou muito essa música:

    Tendo a Lua
    (Composição: Herbert Vianna; Tet Tillett)

    Eu hoje joguei tanta coisa fora
    Eu vi o meu passado passar por mim
    Cartas e fotografias gente que foi embora.
    A casa fica bem melhor assim

    O céu de Ícaro tem mais poesia que o de Galileu
    E lendo teus bilhetes, eu penso no que fiz
    Querendo ver o mais distante e sem saber voar
    Desprezando as asas que você me deu

    Tendo a lua aquela gravidade aonde o homem flutua
    Merecia a visita não de militares,
    Mas de bailarinos
    E de você e eu.


    Não sou muito fã do Drummond,
    mas acho que o Hebert Vianna é:

    Eu hoje joguei tanta coisa fora...
    (Carlos Drummond de Andrade)

    Não importa onde você parou...
    em que momento da vida você cansou...
    o que importa é que sempre é possível e
    necessário "recomeçar"

    Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo...
    é renovar as esperanças na vida
    e o mais importante...
    acreditar em você de novo.

    Sofreu muito nesse período ?
    foi aprendizado...
    Chorou muito ?
    foi limpeza da alma...
    Ficou com raiva das pessoas ?
    foi para perdoá-las um dia ...
    Sentiu-se só por diversas vezes ?
    é por que fechaste a porta até para os anjos...
    Acreditou que tudo estava perdido ?
    era o início da tua melhora...

    Pois...
    agora é hora de reiniciar...
    de pensar na luz...
    de encontrar prazer nas coisas simples de novo.

    Que tal um emprego novo ?
    Uma nova profissão ?
    Um corte de cabelo arrojado ... diferente ?
    Um novo curso...
    ou aquele velho desejo de aprender a pintar...
    desenhar , dominar o computador...
    qualquer outra coisa...
    Olha quanto desafio...
    quanta coisa nova,
    nesse mundo de meu Deus te esperando.

    Está se sentido sozinho ? besteira...
    tem tanta gente que você afastou
    com seu "período de isolamento"...
    tem tanta gente esperando apenas um sorriso teu
    para "chegar" perto de você.

    Quando nos trancamos na tristeza...
    nem nós mesmos nos suportamos...
    ficamos horríveis...
    o mal humor vai comendo nosso figado...
    até a boca fica amarga.

    Recomeçar...
    hoje é um bom dia para começar novos desafios.
    Onde você quer chegar? ir alto...
    sonhe alto... queira o melhor do melhor...
    queria coisas boas para a vida...

    Pensando assim trazemos prá nós aquilo que desejamos...
    Se pensamos pequeno...
    coisas pequenas teremos...
    Se desejarmos fortemente o melhor e principalmente lutarmos pelo melhor...
    o melhor vai se instalar na nossa vida.

    Pensando assim trazemos prá nós aquilo que desejamos...
    Se pensamos pequeno...
    coisas pequenas teremos...
    Se desejarmos fortemente o melhor e principalmente lutarmos pelo melhor...
    o melhor vai se instalar na nossa vida.

    É hoje o dia da faxina mental...
    joga fora tudo que te prende ao passado...
    ao mundinho de coisas tristes...
    fotos, peças de roupa, papel de bala,
    ingressos de cinema, bilhetes de viagens...
    e toda aquela tranqueira que guardamos quando nos julgamos apaixonados...

    Jogue tudo fora...
    mas principalmente...
    esvazie seu coração..
    fique pronto para a vida...
    para um novo amor...

    Lembre-se somos apaixonáveis...
    somos sempre capazes de amar
    muitas e muitas vezes...

    Afinal de contas...
    Nós somos o "Amor"...

    ResponderExcluir